Não avaliado
Ficção como Cesta: Uma Teoria (em inglês, The Carrier Bag Theory of Fiction) é um ensaio escrito por Ursula K. Le Guin, publicado originalmente em 1986. Nesse texto, Le Guin propõe uma reinterpretação radical da ficção literária, questionando a predominância das narrativas heroicas centradas na conquista e violência. Em vez de adotar a tradicional estrutura de "aventura" que envolve heróis que partem em jornadas de conquista, ela sugere que a ficção pode ser mais bem compreendida como uma cesta , um recipiente que coleta e organiza pequenos fragmentos da experiência humana, como uma metáfora para a narrativa que reúne e preserva, em vez de destruir ou conquistar. Le Guin argumenta que as grandes histórias muitas vezes ignoram os aspectos cotidianos e os pequenos detalhes que, no entanto, têm grande valor, propondo uma abordagem literária mais inclusiva e focada em processos de coleta e cura. Título original: The Carrier Bag Theory of Fiction (1986). In: Dancing at the Edge of the World – Thoughts on Words, Women, Places (1989). Ed. Grove Press. Tradução: Priscilla Mello. Revisão: Ellen Araujo e Marcio Goldman.
Ursula K. Le Guin (1929-2018) foi uma escritora americana reconhecida principalmente por suas obras de ficção científica e fantasia, mas também se destacou como poeta e ensaísta. Nascida em Berkeley, Califórnia, em uma família acadêmica, ela foi profundamente influenciada pelo estudo de culturas, mitologia e linguística, campos que moldaram seu estilo literário. Le Guin se formou na Universidade de Radcliffe, onde desenvolveu um interesse por literatura comparada e poesia. Sua carreira literária começou nos anos 1950, mas foi com a publicação de A Ilha do Dr. Moreau e, mais tarde, A Mão Esquerda da Escuridão (1969), que ela ganhou reconhecimento mundial. Sua obra abrange uma ampla gama de gêneros, mas Le Guin é particularmente conhecida por explorar questões de gênero, política, identidade e sociedade através de mundos fictícios e distópicos. Seus romances e contos frequentemente apresentam personagens complexos, além de uma crítica sutil às convenções sociais e culturais. Os Despossuídos (1974) e O Feiticeiro de Terramar (1968) são outros de seus trabalhos mais aclamados, que se tornaram marcos na literatura de ficção especulativa. Le Guin também ficou conhecida por seu estilo de escrita lírico e introspectivo, que desafia convenções tradicionais e oferece novas formas de pensar sobre a humanidade e o universo. Além de suas obras de ficção, Le Guin se destacou como ensaísta e crítica, oferecendo uma visão provocadora sobre o papel da literatura na sociedade. Em seus ensaios, ela abordou desde o feminismo até a natureza da escrita e a importância da imaginação. Em A Teoria da Bolsa da Ficção (1986), ela apresentou uma teoria inovadora sobre a ficção como um meio de "coleta", em oposição à tradicional narrativa heroica de conquistas e violência. Ao longo de sua carreira, Ursula K. Le Guin recebeu inúmeros prêmios, incluindo o Hugo, o Nebula e o Locus, solidificando sua posição como uma das mais importantes autoras da literatura contemporânea.
Média de avaliações:
Não avaliado
Média de avaliações:
Ótimo
Média de avaliações:
Ótimo
Média de avaliações:
Ótimo
Média de avaliações:
Ótimo
Média de avaliações:
Ótimo
Média de avaliações:
Bom
Média de avaliações:
Ótimo
Média de avaliações:
Ótimo