Regras para a criação de perguntas
e novos jogos no Game Educativo Arkos - Jogo Pedagógico
Nessa página você encontra as regras para a elaboração do quiz.
Se você é um jogador do game, leu um livro e ele ainda não está no Game Arkos, você pode sugerir um novo jogo para nossa equipe pedagógica pelo fale conosco do site.
Se você é professor e vai trabalhar com um livro em particular nas suas aulas de português ou literatura, você também pode sugerir as perguntas para um novo jogo.
E se você é um autor ou uma editora e gostaria de inserir quizzes para os seus livros no Game Arkos, aumentando sua divulgação, você também pode sugerir as perguntas seguindo as regras abaixo.
No final da página, há um link para download de um arquivo em word, no qual as perguntas devem constar.
Assim que o quizz estiver pronto, envie-o para nós (junto com uma foto da capa do livro),
e depois de revisar, se estiver tudo ok, colocaremos no Game Arkos para que os jogadores possam acessar.
Se precisar de ajuda é só nos escrever pelo fale conosco aqui do site.
- O quizz deve requerer compreensão e interpretação de todos os aspectos importantes do livro, ou seja, para cada aspecto importante precisa ter uma questão.
- Empregue a norma culta da língua, mas use uma linguagem adequada à faixa-etária do aluno ao qual é destinado o livro.
- Use um tempo verbal padrão. Não misturar perguntas e respostas com tempos verbais diferentes.
- Evite perguntas repetidas, ou seja, perguntas com início semelhantes.
- Diversifique o estilo das perguntas. Não utilize somente perguntas como: Por quê? Quando? Quem? Como? Onde?. Perguntas com esses pronomes interrogativos podem ser de até 75% de cada livro.
- Elabore perguntas lanternas e que auxiliem a compreensão do livro
- Toda resposta precisa terminar com um sinal de pontuação.
- Quando a pergunta termina com um ponto de interrogação, as respostas obrigatoriamente começam com letra maiúscula.
- Quando a pergunta termina com três pontos
a frase fica incompleta, então nestes casos as respostas devem começar com letra
minúscula e terminar com um sinal de pontuação.
Ex. As crianças não queriam brincar com Hannah, porquê ... - Em relação às regras 8 e 9 as perguntas precisam atender a seguinte proporção: 75% das questões precisam ser de fato perguntas, ou seja, precisam terminar com um ponto de interrogação. Enquanto os demais 25% podem terminar com dois pontos (:) ou com três pontos (...). Essa proporção é de três (3) questões com interrogação para uma (1) de (:) ou (...).
- Trivialidades, ou seja, detalhes irrelevantes para a trama não devem ter espaço para perguntas, assim como perguntas tolas não são permitidas.
- Citações são possíveis, porém somente citações corretas.
- Apenas uma resposta pode estar correta. A resposta correta não deve deixar dúvida. No entanto as respostas erradas devem ser coerentes com o contexto para a resposta não ficar óbvia.
- Cada resposta deve abordar um aspecto diferente. (Cada resposta deve fornecer algo a mais sobre a história.)
- As respostas devem ser preferencialmente frases completas. Principalmente se o livro for mais complexo, ou seja, a partir de 121 páginas. Mas não repetir na resposta toda a pergunta.
- Fique atento ao criar as perguntas e respostas. Para evitar que os alunos “chutem”, siga essas regras:
16 a. As respostas verdadeiras e falsas devem ter aproximadamente o mesmo comprimento.
Na sua viagem a bolinha: (D) A Ficou tonta. B Perdeu o rumo. C Viu o sol. D Encontrou uma nuvem branca flutando sozinha. (É a mais extensa) 16 b. As respostas devem começar com a mesma expressão.Esta história fala: (C) A de uma bolinha azul. B de uma bolinha amarela. C de diferenças e igualdade. (Única que não começa com “de uma”) D de uma briga. Onde morava a bolinha azul? (D) A Perto do sol. B Perto da lua. C Perto de uma constelação. D No arco íris. (Única que não começa com “perto de”) Certo dia a bolinha azul resolveu: (A) A Viajar pelo mundo. B Cair lá de cima. C Misturar-se com o verde. D Jogar-se em um rio. (Ótimo, não há lógica na resposta) Depois que a mãe saiu quem bateu à porta? (D) A Uma vizinha. B Uma vaca C Um boi. D O lobo. (Única que não começa com um ou uma, artigos indefinidos) A história acontece: (D) A Em uma praia. B Em uma floresta C Em um deserto. D No sertão brasileiro. (Única que não começa com "Em") Em sua viagem a bolinha azul: (c) A Viu muitas coisas. B Viu coisas estranhas. C Viu coisas bonitas e coisas feias. (Quebra a lógica da única diferente, mas é a mais extensa.) D Bateu no sol. Que outro animal é conhecido como astuto e esperto? (A) A Um pássaro da espécie canção. (É a mais extensa e melhor elaborada) B O beija-flor. C A coruja. D A abelha. 16 c. As respostas erradas devem adequar-se a lógica (contexto) do livro, entretanto a criatividade na elaboração é livre. - Cada pergunta deve ser independente da anterior, uma vez que nem todas as perguntas estarão no sistema. Ou seja, pode ser que a pergunta 8 e 10 estarão, mas a 9 não. E numa próxima vez a 9 e a 11, mas não a 10. Por isso evite usar: depois, antes, ele, ela, seu, sua, dele, dela (quando se refere a termo não expresso na própria pergunta).
- Estrutura padrão: partir de perguntas de macrocompreensão a perguntas específicas. Para todo aluno que leu o livro, deve ser possível responder as primeiras perguntas. Elas também têm a finalidade de motivar o aluno a continuar respondendo as demais questões. As perguntas devem ter uma progressão de dificuldade. A progressão deve seguir a sequência do livro, ou seja, a resposta da questão 4 do nível 1 deve obrigatoriamente vir antes da resposta 5 no livro, por exemplo.
- Sugestões de perguntas: Orientada pelo enredo da história: Local / espaço, tempo, personagens, o comportamento e as relações, a ação (externa e / ou interna), surpresas, eventualmente: Questões de estrutura Problemas especiais do texto, personagens especiais, lugares especiais, as relações com o tempo, cronologia dos fatos (ex: passa rápido ou devagar) (aceleração do tempo e / ou prolongamento do tempo), eventualmente: o narrador
- Se a pessoa que formular as perguntas tiver visto o filme do livro, deve preferencialmente formular perguntas que foquem as diferenças entre o filme e o livro! (Teste o participante para ver se ele realmente leu o livro!)
- Mandar as capas do livro anexas ao e-mail. Se for imagem de internet salvar como i-(título do livro). Se for imagem fotografada, salvar como fn-(título do livro)
Como o gato fica ao ser lavado? | |
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1 | O gato fica agoniado. |
2 | O gato fica contente. |
3 | O gato fica feliz. |
4 | O gato fica orgulhoso. |
As crianças não queriam brincar com Hannah, porquê ... | |
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1 | ela era lenta. |
2 | ela sempre queria ganhar. |
3 | ela gritava muito. |
4 | ela não dividia a bola com ninguém. |
Em casa ele é conhecido como: | |
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A | cachorro esperto. |
B | cachorro burro. |
C | cachorro maluquinho. |
D | cachorro inteligente. |
Exemplo correto: | Segundo a mitologia grega, qual era o deus que puxava o carro do sol? |
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A | Era Hades. |
B | Era Poseidon. |
C | Era Hélio. |
D | Era Urano. |
Exemplo errado: | Segundo a mitologia grega, qual era o deus que puxava o carro do sol? (C) |
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A | O deus que puxava o carro do sol era Hades. |
B | O deus que puxava o carro do sol era Poseidon. |
Como ficou Ana depois de dar sua opinião? (A) | |
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A | Orgulhosa. |
B | Tímida. |
C | Vermelha. |
D | Arrependida. |
Como ficou Ana depois de dar sua opinião? (D) | |
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A | Preta |
B | Amarela |
C | Vermelha |
D | Orgulhosa (Cores que não combinam com o contexto, e a resposta certa é a única que é um sentimento) |
Esta é uma história contada por: (D) | |
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A | Uma senhora. |
B | Um senhor. |
C | Um menino. |
D | Um imigrante italiano. (Resposta muito óbvia) |
Esta é uma história contada por: (D) | |
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A | Um imigrante alemão. |
B | Um imigrante espanhol. |
C | Um imigrante polonês. |
D | Um imigrante italiano. |
Esta é uma história contada por: (D) | |
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A | Um imigrante alemão. |
B | Um imigrante espanhol. |
C | Um imigrante polonês. |
D | Um imigrante italiano. |
Em que lugar ele vivia? (Quem é esse ele, se não tiver a pergunta 1) (C) | |
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A | Vivia na Itália. |
B | Vivia na Alemanha. |
C | Vivia no Brasil. |
D | Vivia na Espanha. |
Seu nome em italiano era: (A quem se refere esse seu, se não tiver a pergunta 1) (A) | |
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A | Giovanni Ferdinando. |
B | Alceu Caroli. |
C | Mateo Carolo. |
D | Alberto Mationi. |
Atenção: As regras servem de parâmetro. Acima de tudo use sua criatividade para estimular o aluno a ler cada vez mais e que ele tenha prazer em responder as questões. VOCÊ É O AUTOR DAS PERGUNTAS, SEJA CRIATIVO!
Nº de perguntas no sistema | Nº de perguntas que aparecem | "Desafios" / Últimas perguntas | Nº de alternativas | |
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Até 40 páginas. Só 1ª série / 2ºano | 8 ou 9 | 8 | 0 | 2 |
Até 40 páginas | 13 | 10 | 2 | 3 |
De 41 páginas até 120 | 20 | 15 | 2 | 3 |
A partir 121 | 25 | 20 | 2 | 3 |
Perguntas adequadas à faixa-etária do aluno ao qual é destinado o livro.
Todas as perguntas devem estar em ordem cronológica do livro e em ordem crescente de dificuldade. Para livros com mais de 41 páginas, as 2 últimas perguntas devem ser um desafio, ou seja, ser de interpretação relacionadas ao livro como um todo.
- Primeiro terço, apenas questões de conteúdo, introdutórias, gerais. São questões que se referem ao primeiro terço do livro.
- Segundo terço, perguntas de conteúdo e 40% mais elaboradas que necessitem de reflexão. Essas perguntas se referem ao segundo terço do livro.
- Último terço do livro, perguntas de conteúdo e 60% mais elaboradas que necessitem de reflexão, inclusas perguntas de desafio. Essas perguntas se referem ao último terço do livro.
- Uma questão subjetiva (opinião própria): finaliza cada nível, funciona como um bônus.
Download do formulário
O link abaixo é para o download de um arquivo word, no qual você escreverá as perguntas. Os campos já preenchidos, de dados do livro, são apenas um exemplo. Apague o exemplo e preencha com os dados do livro que você escolheu para a elaboração do quiz. Ressaltamos que aceitaremos apenas quizzes de livros que ainda não constam em nossa plataforma. O arquivo finalizado, bem como quaisquer dúvidas devem ser enviadas ao e-mail contato@gamearkos.com.br.